Plano de aula Coloniza o portuguesa
Objetivo(s)
Observar as marcas sociais e culturais da colonização portuguesa no Brasil e em Angola.
Reconhecer a existência de trocas entre os dois países independentes da mediação de Portugal.
Desenvolver noções de temporalidade ao analisar textos e documentos variados.
Conteúdo(s)
- O triângulo Portugal, Brasil (colônia) e África.
- As diferenças dos processos históricos simultâneos na África e no Brasil, mediados pelos interesses portugueses.
- As trocas comerciais atuais entre Angola e Brasil e as marcas sociais e culturais dos processos da colonização no Brasil e em Angola.
Documento histórico número 9 do livro O Trato dos Viventes - Formação do Brasil no Atlântico Sul, de Luiz Felipe de Alencastro (544 págs., Companhia das Letras, tel. 11-3707-3500, 65,50 reais), que retrata Jinga, uma guerreira angolana inimiga dos portugueses e seus seguidores. Reprodução Ano(s)
6º,7º,8º,9º
Tempo estimado
Quatro aulas.
Material necessário
Mapa
Rotas pelas quais os escravos eram trazidos da África para o Brasil Desenvolvimento
1ª etapa
Preparação
É importante explicar aos alunos que, quando o Brasil começou a ser colonizado por Portugal, Angola não passava pelo mesmo processo. Eles devem saber ainda que Portugal mantinha relações comerciais para obter escravos na região e também que a colonização efetiva se deu naquele país no século 19.
Divida a classe em quatro grupos e distribua para cada um deles um dos materiais. Todos devem fazer uma análise sobre as relações reveladas entre Angola e Brasil e socializar as conclusões com apresentações para toda a turma. Nesse momento, devem mencionar a época a que se refere cada documento e decidir coletivamente se, na data, ambos já eram colônias.
2ª etapa
Proponha que a turma elabore, coletivamente, uma classificação para o tipo de relação mantido entre as duas nações nos períodos retratados pelos materiais. Medeie uma discussão para ajudar os alunos a relacionar os períodos aos tipos de relações