Plano de atividade
Nome da atividade- Teatro de fantoche com vara:
A joaninha sem pintinha
Ano escolar:
Educação infantil
3. Processo de confecção (atividade) e materiais necessários á confecção- E.V.A, cola quente,palitos de churrasco, olho móvel, caneta retro.
4. Processo de desenvolvimento da atividade com os alunos.
Primeiramente reunir os alunos em roda, pedir para que elas olhem umas para as outras, em seguida fazer a seguinte pergunta: vocês acham que na aparência física todos são iguais?
Depois das crianças responderem, utilizar um texto que fale sobre as diferenças , explique que em nosso cotidiano há pessoas de diferentes tipos e com necessidades especiais.
De um modo dinâmico debater é essencial para que as crianças se familiarizem com o assunto. Para completar contar a história da joaninha sem pintinha por meio de um teatro de fantoches para que a crianças se envolva com o assunto, depois que acabar o teatro, com a joaninha dialogar com as crianças, fazendo perguntas como se há pessoas diferentes em sua família ou se conhecem alguém e mostrar de forma clara como elas podem ajudar e como tratar essas pessoas. No final pedir para que as crianças façam um desenho sobre a história.
5. Objetivos gerais e específicos.
O objetivo geral seria trabalhar a inclusão através da Arte, já o especifico é fazer com que as crianças aprendam a refletir sobre questões sócias, utilizar a imaginação, aprender a se socializar com pessoas mesmo que sejam diferentes, usar a criatividade no desenho, trabalhar a coordenação motora e fazer com que o conhecimento aumente através do cotidiano.
6. Justificativa Trabalhar com esse tema foi uma forma encontrada de envolver tanto crianças como adultos na questão que todo as pessoas são diferentes e todos tem sua habilidades e dificuldades que seja ela mental ou física. E levantar a bandeira do contra o pré-conceito de julgar as delimitações dos outros sem ver que o deficiente e que e não enxerga o outro