Planilha
Os 4 P´s do Candidato
Produto
No marketing, o produto é mais que um bem ou uma ideia. É algo que pode ser mostrado a um mercado para apreciação, compra, usufruto ou utilização para satisfazer um desejo ou uma necessidade. O valor do produto está na capacidade deste de satisfazer as necessidades em causa, ou seja, as pessoas não pensam apenas no produto por si, mas também na satisfação que este oferece. No marketing político, o produto é o candidato. Ele precisa de vender a sua imagem ao eleitor. Através das mais variadas pesquisas, o candidato molda o seu perfil ao que melhor se adapta ao seu target.
Preço
O preço é o valor a pagar para possuir um bem ou serviço. A determinação do preço está condicionada pelas mais variadas variantes externas. É sempre necessário ter em conta o factor lucro e a devida justificação de preço. O preço está constantemente a ser observado exaustivamente pelo público em geral. No marketing político, o preço são as propostas que o candidato oferece. Estas necessitam ser minuciosamente estudadas para serem apreciadas e aceites pelo eleitor. Todas as propostas deverão fazer sentido e estar devidamente articuladas entre elas. A competitividade é um factor chave, e nesse âmbito, o candidato deverá possuir os melhores argumentos de modo a ultrapassar toda a sua concorrência.
Praça
Tem haver com região geográfica na qual pretende-se atuar o candidato, pode-se dizer que é a alma da estratégia e proposta política uma vez por se basear em uma necessidade coletiva. Para se conhecer uma necessidade é necessário entender uma realidade. Fundamental pesquisa estatística tendo como base inúmeras óticas como: classe social, idade média, sentimento de segurança, saúde etc.
Comunicação
A comunicação é a forma como as empresas enviam as suas mensagens sobre os seus bens e serviços. A mensagem pode ser directamente comunicada pelo pessoal de vendas ou indirectamente através de anúncios ou promoções.