Planilha Saúde do Trabalhador
Saúde Ocupacional
Saúde do Trabalhador
Quando Surgiu?
1830 (início Rev. Industrial) – surgimento do primeiro serviço, que depois popularizou-se entre as indústrias.
Após a Segunda Guerra Mundial.
Anos 70 – movimentos sociais, questionamentos sobre a vida.
Em que contexto do mundo do trabalho surgiu?
Jornadas extenuantes, ambientes extremamente desfavoráveis à saúde, às quais se submetiam também mulheres e crianças. Proliferação de doenças infecto-contagiosas; periculosidade das máquinas produzia mutilações e mortes.
Frente à relativa impotência da medicina do trabalho para intervir sobre os problemas de saúde causados pelos processos de produção, empregadores e empregados estavam insatisfeitos. Tecnologia industrial evoluía de forma acelerada, produzindo novos equipamentos e processos de trabalho.
Crescimento da terceirização e do setor de serviços, transferência das indústrias para o Terceiro Mundo, implantação de novas tecnologias (automação e informatização). Reivindicações dos trabalhadores por melhores condições de saúde.
Objetivos
Detectar processos danosos há saúde do trabalhador, intervir na recuperação do trabalhador afastado, visando seu RETORNO À LINHA DE PRODUÇÃO. ADAPTAÇÃO do indivíduo ao ambiente de trabalho.
Assegurar a saúde do trabalhador intervindo no AMBIENTE. Controlar riscos ambientais.
Levar o trabalhador a APROPRIAR-SE DA DIMENSÃO HUMANA DO TRABALHO.
Como atua?
Médico de confiança do empregador, presente no interior da fábrica. Ações de seleção, educação e controle de doenças.
Intervenções pontuais sobre os riscos mais evidentes. Enfatiza a utilização de equipamentos de proteção individual. Normatização das formas de trabalhar consideradas seguras.
A partir de ações políticas, jurídicas, técnicas e de um posicionamento ético. Busca a explicação sobre o adoecer e o morrer dos trabalhadores através do estudo dos processos de trabalho, de forma articulada com o conjunto de valores,