planilha financeiro
*Sempre que chegar um novo boleto, lançar na planilha de contas a pagar, em ordem de data. A planilha está separada mês a mês. Lançar data, descrição da conta, valor e tipo (boleto, cheque, depósito, transferência, etc.)
* Grifar data e valor e arquivar na pasta de contas a pagar.
* Quando for lançar um cheque, anotar n° e algum tipo de identificação de qual conta ele é. Por exemplo Ch 000004 S Fornecedor, o S indica Santander. Também anotar quando na é da conta da empresa. *O Excel funciona como uma calculadora. Cada quadradinho do Excel é chamado de célula. Cada célula tem sua localização indicada pela coluna e pela linha correspondente, semelhante a um jogo de batalha naval.
Coluna C, linha 5
Célula C5
Sempre que for começar um cálculo no Excel, deve usar o sinal =. Tudo que for digitado a frente desse sinal será considerado uma fórmula. Sempre pensar no que se deve calcular.
Por exemplo:
Quero somar todas as contas a pagar no mês de julho. Então vou usar a fórmula como está abaixo:
Digitar sinal de igual > palavra SOMA > abrir parênteses > selecionar a primeira célula a ser somada > segurar a tecla SHIFT > usar a setas direcionais do teclado e descer ou subir até chegar à última célula a ser somada. Ou seja:
Observação: A fórmula deve ser digitada onde você quer que apareça o resultado.
Vejamos outro exemplo:
Já foi pago a conta de água, a conta de luz e a conta de telefone, então eu quero saber qual o valor total dos itens já pagos. Primeiro eu devo pensar exatamente o que devo somar (água, luz, telefone), depois começar a fórmula =soma( , porém observamos o seguinte, as contas não estão em sequência, como fazer? Vamos somar primeiro a sequência depois acrescentar o que está separado. Sendo assim, temos:
=soma(C3:C4)+C8
Observação: Nunca esquecer que teclar Enter ao terminar a fórmula para poder aparecer o resultado.