Planilha excel
Tema: Escravidão
Título: Escravidão no Contexto Brasileiro
Disciplina: Antropologia Cultural
Responsável: Marcello dos Santos Sena
Objetivo: Analisar a diversidade étnica e cultural da população brasileira, enfocando os negros escravos.
Justificativa: A escravidão negra no Brasil foi a base das relações de trabalho durante os períodos colonial e imperial. A relação entre senhores e escravos não se limitou a um mero jogo de dominação, mas também de uma rede de alianças. O negro escravo exerceu grande influência nos costumes do povo brasileiro. No Brasil o negro praticou todos os ofícios, passando sua cultura ao povo brasileiro.
Introdução: Sabe-se que no Brasil a escravidão teve início com a produção de açúcar no século XVI. Trabalhavam muito no açúcar ou nas minas de ouro. Passavam as noites nas senzalas e eram castigados constantemente. Trouxeram os escravos não somente sua força de trabalho para o Brasil, mas ainda de forma maior, seus usos e costumes para nossa cultura. Assim, conclui-se que a escravidão é uma categoria social que pode ocupar diferentes lugares na dinâmica de uma sociedade, não representando necessariamente uma força produtiva.
Desenvolvimento: As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos sociais.
No contexto brasileiro, a escravidão foi vista não somente como força de trabalho, mas mais ainda como uma relação de costumes infiltrados em nossa cultura. Herdamos dos escravos negros o exemplo de resistência e intolerância: A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém,