Planejamentos
Planejamento nada mais é do que decidir antecipadamente o que fazer? Como fazer? Quando fazer? Onde fazer? Os meios que devemos fazer escolhendo sempre a melhor alternativa para colocar em prática, isso é uma função fundamental e dinâmica e considerada um dos melhores métodos para se administrar uma empresa. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a orientar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento pode oferecer algumas vantagens:
- controle adequado sobre as ações
- Produtos e serviços de acordo com o exigido pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- ajuda na resolução de problemas e conflitos com antecedencia; e
- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.
O tempo dedicado ao planejamento é primordial para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
Sem um planejamento adequado, as decisões ficam a capricho do acaso e de escolhas de ultima hora, colocando em prática o contrabalanço, as incertezas, as modificações, contrariando os objetivos, deixando de assegurar o funcionamento da economia, da qualidade de um produto.
Quais os tipos de Planejamento? ( Tipologia)
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é necessário para direcionamento a ser seguido pela empresa para alcançar seus objetivos.
Vale ressaltar a importância da definição de missão, visão e valores para que, deste ponto, possam ser traçados os objetivos a serem alcançados.
A missão é aquilo que a empresa é, a definição permanente sobre o que pretende