Planejamento
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest
Livro: Planejamento: Como Prática Educativa
Autor: Danilo Gandin
APRESENTAÇÃO
O conhecimento não seja um rio, reto e perigoso, mas intricada rede de córregos empapando a terra que povoam.
Este livro pretende situar-se num contexto bem definido: para o pessoal que trabalha em educação no Brasil, nesta época, fins do século XX. Os que trabalham, em geral, com tarefas ligadas ao social poderão, também, tirar proveito dele. Servir para outras circunstâncias não constitui seu objetivo, embora isso também possa ocorrer.
Não é um livro acadêmico, que busque encher páginas com lindas conjunções de idéias, aquelas constelações que nos encantam, mas que não servem para muita coisa. Pretende ser um texto que impulsione à ação.
Por outro lado, é um texto teórico e doutrinário. Pretende esclarecer a ação, compreendê-la, ajudar a explicá-la, torná-la mais eficiente e mais eficaz: isto é ser teórico. Pretende fazer isto a fim de motivar para um tipo de ação condizente com a teoria: isso é ser doutrinário.
A inspiração básica de ser o planejamento um processo de crescimento humano e não apenas técnica de melhorar as ações, firmei-a em contato com Miguel Cabello, pertencente ao grupo denominado Equipe Latino-Americana de Planejamento (ELAP), com sede no Chile. Há, porém, neste livro, um modo próprio, brasileiro, de encarar o planejamento e uma perspectiva teórica alargada.
Quero ressaltar que uma visão global do texto é necessária para a correta compreensão de cada parte: os capítulos se entrelaçam e, às vezes, se superpõem, esclarecendo-se uns aos outros.
Primeira Parte
Que Deus nos dê forças para mudar as coisas que podem ser mudadas; serenidade para aceitar as coisas que não podem mudar; e sabedoria para perceber a diferença. Mas Deus nos dê, sobretudo, coragem para não desistir daquilo que pensamos