Planejamento
Estratégico
É o processo de estruturar e esclarecer os cursos de ação da empresa e os objetivos que deve alcançar. Há diversos componentes nesse processo intelectual, principalmente:
A missão, que é a razão de ser da organização, e que reflete seus valores, sua vocação e suas competências.
O desempenho da organização – os resultados efetivamente alcançados.
Os desafios e oportunidades do ambiente.
Os pontos fortes e fracos dos sistemas internos da organização.
As competências dos planejadores – seu conhecimento de técnicas, suas atitudes em relação ao futuro, seu interesse em planejar.
Competitividade As empresas têm natureza competitiva, elas concorrem entre si disputando a preferência dos mesmos cliente e consumidores. O sucesso de uma pode significar o fracasso da outra. A mais competitiva e aquela que consegue transformar grande numero de pessoas em seus clientes, obter lucro e sobreviver com isso. A vantagem competitiva faz uma empresa ser preferida pelos clientes, ser mais competente em alguma forma de relacionamento com o ambiente ou dispor de algum recurso singular.
Qualidade do produto ou serviço.
Domínio de fontes de matéria prima.
Domínio de tecnologia.
Posse de capital.
Imagem positiva junto aos clientes e à sociedade.
Sistema eficaz de distribuição.
Sistema eficiente de produção.
Empresarial Refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos futuros da empresa. É ferramenta essencial para a empresa que deseja definir o seu futuro, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo prazo, assumir o controle do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a disciplina de pensar a longo prazo, gerar