Planejamento
O autor destaca que, o que há de mais importante que o texto legislativo em si, são as existências de forças sociais fora e dentro dos aparelhos do Estado dispostas a cumpri-la. Pois, algumas dessas leis não são cumpridas porque não beneficiam a minoria da população (que são as classes dominantes).
2) Você concorda com a responsabilidade que o autor atribui ao educador? Justifique?
O autor explica que no Brasil a maioria de suas leis são boas, mas não se fazem cumpridas, porque não beneficiam a “principal parte da sociedade” – a classe dominante – fazendo com que, a maioria da população sofra com isso. Assim, o professor assume uma postura de “responsabilidade” por todos os erros e acertos com relação à educação. Tendo em vista que esta categoria mobiliza-se para que seus direitos (em relação a lei) sejam cumpridos. Porém não será só uma mobilização que terá o problema resolvido, pois os educadores lutam pelos seus direitos, mas se esses direitos não forem de interesses dos “poderes” nunca estas leis serão cumpridas. Vale salientar que não só papel do educador, mas de toda a sociedade.
3) O que você compreendeu por recursos vinculados?
Recursos vinculados são recursos obtidos pelo governo através da arrecadação de impostos, onde determinados percentuais estabelecidos por lei, devem ser destinados à educação.
4) Qual a relação entre as vinculações, o ensino público e o ensino privado?
A relação que eles têm, é que todos recebem recurso do Poder Público. A LDB obriga a União aplicar, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25%, ou que consta nas respectivas Constituições ou Lei Orgânicas, da receita resultante de impostos compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
5) Qual a relação entre as vinculações e Salário-educação?
Não tem relação. O