Sociologia
A Realidade Social é una, não se encontrando compartimentada. Mas para que todas as suas vertentes possam ser estudadas e aprofundadas com uma fácil análise pelas diferentes ciências, está artificialmente compartimentada. Todas as ciências sociais se ocupam da mesma realidade social mas são distintas entre si devido ao seu ponto de vista ou leitura própria, fornecendo uma visão parcelar da realidade. Se conhecermos todas essas visões parcelares, então obteremos uma compreensão mais correcta e profundas do fenómeno social analisado, ou seja, a realidade social é tão complexa, tem uma tão grande diversidade de situações, de fenómenos, que é necessário recorrer à pluridisciplinaridade como atitude metodológica a tornar para a análise dos factos e fenómenos sociais por forma a adquirir um conhecimento mais profundo e correcto da realidade. A realidade é portanto pluridimensional, pois é passível de várias abordagens.
Complementaridade entre as diferentes ciências - para se poder chegar a uma visão e compreensão total do fenómeno em causa, torna-se imprescindível que as várias análises parcelares se completem umas às outras. As Ciências Sociais são reciprocamente complementares, pois a leitura que cada uma faz da realidade social completa ou complementa as leituras feitas pelas outras ciências.
Interdependência entre as diferentes ciências - uma vez que os múltiplos aspectos dos fenómenos sociais não são mais do que diferentes aspectos de uma só realidade social (uma unidade sob a diversidade