Planejamento
RESUMO
O trabalho em questão foi formulado a partir do tema 7: Escola para adolescentes que irão competir após 3 meses de treinamento. No relatório de sondagem aplicado para uma escola hipotética foi verificado que o treinamento seria aplicado para jovens entre 15 e 16 anos que já tinham noções básicas de basquetebol. Devido a estes fatores e às condições físico-materiais oferecidas pela escola escolheu-se o método misto, para que os alunos possam executar os gestos de forma completa, sua observação e realização fracionada para possíveis correções e novamente a realização completa, além dos trabalhos táticos.
Decidiu-se trabalhar todos os fundamentos básicos, alguns conceitos táticos de defesa e ataque e um reforço nas regras visando condições mínimas para a prática do esporte em uma competição. Junto ao trabalho está uma atividade no método misto.
QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM
Nome da Instituição:
Endereço:
Estrutura Física:
Material esportivo
Objetivo:
Público Alvo:
Vivências com o basquetebol:
Duração dos treinamentos: MÉTODO E JUSTIFICATIVA
Segundo XAVIER (1986), o método misto é a sincronia entre os métodos global e parcial. Para o trabalho na escola escolhida, a qual oferece estrutura física, material, alunos com noções básicas do esporte, treinos no turno oposto às aulas e três meses para treinamentos antes da competição, o método misto é apropriado, pois permitirá o uso do método global num primeiro momento e num terceiro momento e o método parcial no momento intermediário.
De acordo com TENROLLER & MERINO:
“Primeiramente acontece a execução do gesto como um todo. Em seguida, o gesto é parcializado com o objetivo de proceder a ‘correções’ do movimento ou dos movimentos. Finalmente, volta-se à prática completa dos movimentos”. (p. 23)
Com este método pode-se dar autonomia ao aluno