planejamento
400 PREPES – Coordenação / Supervisão Pedagógica
Módulo III – Janeiro de 2007.
Disciplina: Tópicos de coordenação/Supervisão Pedagógica II: planejamento escolar
Professora: Sandra Maria Rodrigues de Morais
Aluna: Karina Duarte Severino Coelho
Planejar pode se tornar uma ação transformadora e participativa
Ref: Coelho, Karina Duarte Severino. Digitado 2007 kdufilosofia@uol.com.br Resumo: O texto aborda a importância de se construir um caminho para que se possa alcançar e transformar o planejamento em uma atividade possível, coletiva em conformidade com o real e o ideal. Mostra o planejamento como uma engrenagem para que uma educação significativa aconteça, um trabalho entre coordenadores e professores.
Palavras-chaves: escola, planejamento, coletivismo
Não, ela é uma ação transformadora, participativa e interdisciplinar. Uma das grandes expectativas, que vemos atualmente, por parte dos educadores em geral, coordenadores e professores, diz respeito ao planejamento e à organização de um trabalho pedagógico coletivo nas comunidades escolares. É um clamor... e o nosso maior desafio.
Por trás disso, encontra-se a idéia de uma nova escola, mais eficiente e capaz de ensinar, que deve ser constituída com os esforços de todos os sujeitos envolvidos com esse ensinar. Afinal, em que acreditamos? Em termos práticos, sabemos que tal projeto coletivo é uma conquista muito difícil de ser realizada, sendo muitas vezes só aspirada e idealizada, pois entraves pessoais e institucionais não faltam.
O que ainda impera erroneamente numa visão comum sobre a escola, é que ela tem que ser construída a partir de visões e expectativas particulares do que se