Planejamento
Ex.: Fabricantes de sorvetes, ovos de Páscoa, calendários, roupas, etc.
Estoque de Proteção ou Hedge Inventory: é feito quando excepcionalmente está previsto um acontecimento que pode colocar em risco o abastecimento normal de estoque e gerar uma quebra na produção e/ou vendas. Normalmente são greves, problemas de novas legislações, período de negociação de nova tabela de preços, etc;
Estoque de flutuação ou Estoque de Segurança ou Isolador
É o estoque mínimo que tem como objetivo compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda. Serve para absorver variações não previstas. A função do estoque de segurança é proteger a empresa contra imprevistos na demanda e no suprimento. Atrasos na entrega de materiais e produtos ou aumentos inesperados no consumo podem gerar falta de produtos. Essas faltas, muitas vezes podem gerar perdas reais de vendas. Quanto maior é o objetivo de atender bem o cliente ou consumidor, maior é o cuidado que se deve ter na definição do nível do estoque de segurança.
Estoque por tamanho do lote ou estoque de ciclo: conforme Arnold (1999), estoque do tamanho do lote é feito a fim de se ter vantagens de descontos sobre a quantidade. Complementa Bertaglia (2005 p. 323), sobre o exemplo de que normalmente quando o custo do produto em relação ao frete a ser pago é baixo compensa a formação de estoque. O transporte de tijolos, por exemplo, baseia-se em custo fixo de frete. Na maioria das vezes, o custo de transportar cinco mil tijolos é idêntico ao transportar mil. Portanto é conveniente avaliar a possibilidade de se comprar mais, prevendo vendas futuras.
Estoque de transporte: é a quantidade