Planejamento
1.1 HISTÓRIC DA ESTRATÉGIA
Estratégia é uma palavra que deriva do grego strategos, que significa general no comando das tropas. O seu uso já era comum há cerca de 500 anos a.C. Com o tempo, o significado de strategos foi evoluindo e passou a incluir habilidades gerenciais, além das puramente militares. O termo estratégia, com a sua origem no militarismo tornou-se muito comum nas diversas áreas do mercado. No período que antecedeu Napoleão Bonaparte, estratégia significava arte ou ciência de conduzir forças militares para derrotar o inimigo ou abrandar os resultados da derrota. Desreumaux (1993) o termo "estratégia" significa planejar a destruição dos inimigos pelo uso eficaz dos recursos.
Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.
Área Militar
Seu desenvolvimento se deu no campo militar e há exemplos de adoção de estratégias nos tempos antigos, como teria acontecido nas ações empreendidas por Philip e Alexander para livrar a Macedônia da influência das cidades-estado gregas e estabelecer dominância sobre o nordeste grego da época (QUINN,1980). Outros comandantes militares também ficaram conhecidos por princípios anunciados de como conduzir seus exércitos nas guerras, como Júlio César e Alexandre, o Grande, além de Sun Tsu.
Na área militar, pode ser definida hoje como a ciência dos movimentos e planejamento da guerra e do domínio econômico. Através da estratégia militar foram criados os conhecidos serviços de inteligência e aprimorada a arte de guerrear.
Sun Tzu foi o estrategista que no século IV a.C. escreveu um tratado nominado A Arte da Guerra que abordava de forma abrangente as estratégias militares.
Área Comercial
A partir da área militar, a estratégia passou a fazer parte nos negócios, sendo o conjunto de objetivos da empresa e a forma de