Planejamento
Passo 1
1: Quanto à contabilidade pode auxiliar gestores na tomada de decisão de forma assertiva, as demonstrações contábeis preparadas com tal finalidade satisfazem as empresas, suprindo as necessidades do processo de decisão econômica dos usuários. A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória.
2: O administrador precisa, no desempenho de suas funções, obter informações que lhe permitam acompanhar o desenvolvimento das atividades e avaliar os resultados decorrentes dessas ações, traçando metas e políticas que possibilitem o alcance de seus objetivos, quando se estabelece a relação entre a contabilidade e a administração, pois é ela que pode oferecer ao administrador tais informações. Assim, o que se depreende desses conceitos sobre contabilidade é que seu objetivo básico. É prover informações úteis para a tomada de decisão organizacional.
3. O objetivo da contabilidade é permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Portanto, devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório, fornecendo informações de caráter econômico financeiro sobre o patrimônio de uma empresa.
4. A escrituração contábil é de responsabilidade exclusiva de contadores ou técnicos em contabilidade, que estejam inscritos no Conselho Regional de Contabilidade e em situação regular. São os lançamentos contábeis de todas as movimentações da empresa, escriturados nos Livros Contábeis, que basicamente são o Diário e o Razão. A empresa deve utilizar o processo de escrituração contábil que melhor atender suas