Planejamento
O homem desde o início teve o desejo de se comunicar, de passar o seu conhecimento para seus descendentes. Nós observamos isso desde a pré-história, com seus desenhos nas paredes das cavernas, símbolos, sinais, quando ainda não havia a comunicação escrita.
São três as fases da Pré-História: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Paleolítico
Palaiós= antigo, lithos= pedra, “pedra antiga” ou Idade da Pedra Lascada, é nesse período que se encontra a mais antiga produção artística já feita pelo homem. Neste período começa-se a desenvolver a pintura rupestre nas cavernas, possibilitando assim hoje um maior entendimento de sua cultura. Instrumentos de pedra talhada, decoração de objetos, joias para diferentes partes do corpo, pequenas esculturas de pedras.
Observa-se que as esculturas eram somente femininas, sendo talvez, isso um vínculo com a religião, espiritualidade, por serem as mulheres capazes de gerar os filhos, talvez isso demonstre um culto ao ser feminino.
O Naturalismo era uma arte totalmente ligada à natureza, ao meio que o homem vivia, em hordas isoladas, vivendo de caças e coletas de frutos.
As pinturas feitas em paredes acredita-se serem os artistas os próprios caçadores e não como figura decorativa, mas talvez para serem utilizadas em rituais.
Neolítico
Ou Idade da Pedra Polida, o homem começou a fazer utensílios com pedras lascadas e polidas, que eram mais eficientes nas caças e em seus trabalhos.
Nesse período o homem torna-se sedentário, surge à instituição familiar, é quando aparecem os primeiros arquitetos, constroem casas, altares religiosos e funerários onde o mais conhecido é o Monumento de Stoneheng.
Começa a viver da agricultura, além da caça, descobre o fogo, a cerâmica, a tecelagem. Agora o homem é capaz de derreter metais.
Suas pinturas mudam, sai o naturalismo e aparece um estilo mais voltado a representar o próprio homem, mais simples, geométrico, preocupado