Planejamento
DEFINIÇÃO
O planejamento é exposto da seguinte forma, LAS CASAS (2006, p. 81):
“Planejar consiste em tomar antecipadamente um conjunto de decisões. Os administradores estudam o ambiente e, a partir e uma analise de suas possíveis influências, estabelecem objetivos e estratégicas para determinado período. Estas iniciativas ajudam a orientar os vários passos é possível desenvolver atividades coerentes .”
Oliveira (2001, p. 35), aborda o planejamento de uma forma sucinta: [...]“o planejamento pode ser conceituado como um processo, [...] desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. Planejamento estratégico é a metodologia administrativa que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na interação da empresa com seu ambiente.” .
Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as ideias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia). Depois de ordenar as ideias, são ordenadas as ações, que é a implementação do Plano Estratégico, para que, sem desperdício de esforços, caminhe na direção pretendida.
PLANEJAMENTO: O PROCESSO COMO UM TODO.
O planejamento pode ser conceituado como um processo que procura desenvolver o objetivo final, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.
Com isso nasce a necessidade de ter um plano, sendo que este corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas. No processo de planejamento é o limite da formalização do planejamento, uma visão estática, uma decisão em que a relação custo versus benefício deve ser observada.
RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Reduz as incertezas.
Amplia a probabilidade de sucesso.
Clareza sobre