Planejamento
Antigamente na administração não existia a necessidade de planejar, com o surgimento dos princípios da administração burocrática, com a formalização e a hierarquia, eram capazes de dar conta do presente e o do futuro da organização. Daí surgiu a importância do planejamento, as organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças do ambiente.
Planejar é se concentrar no futuro da organização. Vantagens do planejamento:
*Proporciona senso de direção
*Focaliza esforços
*Maximiza e eficiência
*Reduz o impacto do ambiente
*Define parâmetros de controle
*Atua como fonte de motivação e comprometimento
*Potencializa o autoconhecimento organizacional
* Fornece consistência
Diversas pesquisas têm confirmado que o planejamento formal afeta positivamente o desempenho organizacional. Os resultados dessas pesquisas permitem concluir que o planejamento tem um impacto positivo na rentabilidade da organização (maiores lucros e melhor retorno sobre os ativos).
Críticas ao planejamento
Um dos principais argumentos utilizados pelos críticos é que o planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. O planejamento pouco pode ajudar a enfrentar os desafios se o ambiente das empresas for caótico, o outro argumento utilizado é que o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional. Ao especificar objetivos e meios para alcançá-los, o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio da punição, sigam um rumo preestabelecido. Alem disso, de acordo com os críticos, o planejamento formal inibi a criatividade, a inovação e a ousadia.
Tipos de planos
O planejamento formal engloba a definição dos objetivos e dos planos. Enquanto os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos