Planejamento
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta para absorver as incertezas e permitir mais consistência no desempenho das empresas,ocorrendo a nível institucional, é um projeto em longo prazo, define relações entre a empresa e seu ambiente de trabalho e se possuí uma abordagem global e as decisões nem sempre são pautadas em dados, é genérico e abrangente, cada qual voltado para seu departamento. Os planos táticos precisam ser desdobrados em vários planos operacionais, detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.
Os objetivos são a missão e visão da empresa, o que o fazem alcançar os objetivos ou o que é a razão da existência da empresa. Esses objetivos são divididos em quatro categorias: lucro, expansão da empresa, segurança e autonomia/independência.
A análise ambiental externa nada mais é do que diagnosticar o que ocorre no ambiente externo, como as necessidades, oportunidades, recursos, dificuldades e restrições e ameaças. Assim sendo, a empresa pode tomar decisões que ajudam a se adaptar da maneira mais eficiente ao ambiente externo, e isso envolve os fatores tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos.
A análise da organização interna visa analisar as condições internas de uma empresa, examinando os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos para identificar as forças e fraquezas da organização. Leva-se em conta a missão e visão, os recursos disponíveis, as competências atuais e potenciais, a estrutura organizacional, a tecnologia, as pessoas e a cultura organizacional.
As alternativas estratégicas entram após a análise ter sido efetuada nas três primeiras etapas do planejamento estratégico, é possível definir ou redefinir as alternativas e ações estratégicas futuras que a empresa deve adotar, podendo seguir padrões rotineiros ou ser criado algo inovador. O diagnóstico da situação atual da empresa constitui o