jjjn
Durante os últimos anos, os cientistas têm feito grandes progressos na compreensão de como algumas alterações no DNA podem causar danos às células da medula óssea normal para se tornar células de leucemia.
Células humanas normais crescem e funcionam com base principalmente nas informações contidas nos cromossomos de cada célula. Alguns genes contêm instruções para controlar quando nossas células crescem e se dividem. Certos genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Outros que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo (apoptose) são chamados genes supressores de tumor.
Entretanto, este complexo processo de divisão celular pode não acontecer de forma perfeita, ocorrendo erros que afetam os genes dentro do DNA. O câncer pode ser causado por mutações no DNA (alterações), que ligam oncogenes ou desativam genes supressores de tumor. Translocações é o tipo mais comum de DNA anormal que pode levar à leucemia.
Mas enquanto algumas doenças hereditárias podem aumentar o risco de leucemia, os casos de leucemia infantil não parecem ser causados por mutações herdadas.
Normalmente, mutações no DNA relacionadas à leucemia se desenvolvem após a concepção ao invés de ser herdada. Algumas dessas mutações adquiridas podem ocorrer precocemente, antes mesmo do nascimento. Em raros casos, as mutações adquiridas podem resultar da exposição à radiação ou a produtos químicos, mas geralmente elas ocorrem sem motivo aparente. INFANTIL
O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em