PLANEJAMENTO
PELA ALFABETIZAߣO NA
IDADE CERTA
Concepções e reflexões – Unidades I e II
Planejamento:
• “Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente (...).” (Un.2, ano 3, p.6)
“A importância do planejamento para o ensino dos
eixos do componente curricular Língua Portuguesa está inserida na perspectiva de que esta é uma atividade que antecede a um ato intencional.”
(Leal, 2010). (Un.2, ano 3, p.7)
Concepções e reflexões – Unidades I e II
Rotina:
“(...) as rotinas escolares asseguram que alguns ‘procedimentos’ básicos sejam ‘acordados’ entre professor e alunos e que os mesmos já se disponibilizem dentro do espaço temporal e espacial para as tarefas pedagógicas. As crianças aprendem, através dessas rotinas, a prever o que fará na escola e a organizar-se. Por outro lado, a existência dessas rotinas possibilita ao professor distribuir com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, facilitando o planejamento diário das atividade didáticas.” (Leal, 2004, p.02).
(Un. 2, ano 1, p.19-20)
Concepções e reflexões – Unidades I e II
• “Planejar e organizar uma rotina voltada para reflexões constantes sobre a prática social, considerando uma boa formação dos conhecimentos específicos, sistematizados, selecionados das bases das ciências é o que propõem os novos estudos sobre ensinar e aprender.” (Un. 2, ano 1, p.20)
Concepções e reflexões – Unidades I e II
Diferentes modos de organização do trabalho pedagógico:
• Atividades permanentes – atividades que se repetem durante um tempo (Ex: Hora da Biblioteca).
•
Sequências didáticas – atividades que dependem uma das outras. (Atividade de análise, leitura e produção de cartazes).
• Projetos didáticos – intervenção didática que se firma na resolução de um problema através do desenvolvimento de várias atividades; todo