Planejamento
A Logística entende-se ser um sistema de visão gerencial da cadeia de abastecimento desde o fornecimento das matérias-primas e insumos até a distribuição do produto acabado ao cliente final.
A capacidade da organização em planejar e prever as demandas tem a ver principalmente com a redução dos custos de armazenagem, entendo que estoques são recursos físicos e principalmente financeiros, assim os estoques devem girar e se movimentar entre a fábrica, depósitos e consumidores finais. A sua permanência em uma destas etapas do fluxo logístico, pode ocasionar perdas financeiras e depreciação.
Então, a Previsão de Demanda é a principal informação que orienta o planejamento e as operações da empresa no que diz respeito à produção, armazenagem e entrega dos produtos ao consumidor final.
Unir corretamente todos os processos de logística como ferramentas de gestão da informação nos permitem diminuir consideravelmente á margem de erro nas previsões das demandas, é um diferencial competitivo importante para a redução dos custos envolvidos na sua cadeia de suprimentos.
A integração das áreas nos processos de negócios também pode chamar de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management) é o alinhamento dos esforços na busca por reduzir custos e agregar o máximo valor ao cliente final.
Gestão do estoque versus controle de estoque È responsável pela gestão econômica dos estoques através do planejamento de materiais, compreendendo a análise, a previsão e o controle de ressuprimento. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e de produtos acabados.
A gestão dos estoques visa, portanto, manter os recursos em constante equilíbrio em relação ao nível econômico dos investimentos e manter quantidades suficientes para atender as demandas.
Princípios básicos para controle de estoque
De maneira organizada e planejada precisamos definir alguns pontos para gerenciar de maneira confiável o estoque de uma empresa:
- determinar “o quê”