Planejamento
O mercado atual evolui com uma fantástica rapidez nos mais variados ramos do conhecimento humano, isso provoca a busca constante de novas técnicas e métodos diferenciados, a velocidade das mudanças especialmente representada pelos contínuos aperfeiçoamentos, a aplicação de técnicas de gestão moderna exigem competências específicas, e estas devem ser estimuladas no ambiente formal de aprendizagem.
A capacidade de aprender e aprender para estar em permanente sintonia com a velocidade das constantes transformações tecnológicas tornou-se um bem maior.
Com a necessidade de novas técnicas e estratégias, a fim de se criar uma forma mútua de avaliação do processo identificação de pontos relevantes positivos e negativos rumo ao aperfeiçoamento.
Essas transformações fazem do aprendizado contínuo um fator estratégico para o pleno exercício da cidadania e para a preparação de recursos humanos capazes de responder às demandas sociais e econômicas de um mundo globalizado.
Dentre os vários mecanismos existentes, o planejamento estratégico em recursos humanos certamente é uma estratégia que apresenta maior eficiência e eficácia, desde que adequadamente adaptado às particularidades e cultura das pessoas e das organizações.
O presente trabalho procura analisar a sistemática do planejamento estratégico em Recursos Humanos nas organizações do século XXI, empregada atualmente na grande maioria das organizações. E propondo uma avaliação de seus mecanismos de atuação, de forma a que possa demonstrar às necessidades conjunturais e culturais ditadas pelos desafios da sobrevivência, da qualidade e da competitividade.
Demonstrar que o planejamento estratégico em recursos humanos deixou de ser um conjunto de atividades administrativas meramente estratégicas, para se transformar num conjunto de objetivos e ações de apoio que visam valorizar o empregado, buscando seu comprometimento com os objetivos empresariais, através da melhoria contínua de seu trabalho e