Planejamento
Já o PLANEJAMENTO TÁTICO, atua numa dimensão mais restrita e em curto prazo, restringido-se a certos setores ou a áreas determinadas das organizações, sendo, portanto, mais especifico e pontual, para dar respostas ás demandas imediatas, por meio de ações administrativas e técnicas eficientes. Funciona como meio ou instrumento para a implementação do plano estratégico, mediante a correta utilização de recursos disponíveis com vistas na obtenção dos objetivos propostos ou prefixos. Na hierarquia organizacional ocupa um nível ao inferior ou intermediário a base operacional, servindo como ponte (integração) entre o planejamento estratégico e operacional.
O PLANEJAMENTO OPERACIONAL é “responsável pela instrumentalização e formalização, por meio de documentos escritos, de todo o processo de planejamento, bem como das metodologias adotadas. Controla toda a execução e procura corrigir os desvios relativos às propostas sugeridas. Permite visualizar as ações futuras num contexto operacional em termos de hierarquia funcional”.
Apesar da hierarquia, é importante afirmar que esses três planejamentos São necessários e se complementam, coexistindo numa relação interdependência nas organizações.
Fonte: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento De Relações Públicas da Comunicação Integrada. Nova Edição, Revista, Atualizada e Ampliada. São Paulo: Summus, 2003. Páginas 214 e