Planejamento
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos.
Tais como:
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos;
- Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.
“Praparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).
Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de processamento do projeto. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução. Planejar é prever os fatos, para que ele aconteça da melhor maneira, é verificar os pontos positivos e negativos, com isso achando a melhor forma de apresentação do projeto.
Em fim, planejamento é a função do administrador que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organizem e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. O planejamento parte do seguinte reconhecimento:
Níveis Planejamento Tipos de Planejamento Institucional Estratégico Planejamento Estratégico
Intermediário Tático Mercadológico Financeiro
Operacional Operacional *Plano de vendas *Plano de Lucros *Plano de Promoção *Plano de Investimentos