Planejamento e orçamento de obras
Os orçamentos de obras são divididos em duas partes distintas:
- Orçamento do custo da obra
- Orçamento do preço da obra
I. Orçamento do custo da obra: Para a elaboração do custo da obra necessitamos conhecer/determinar o custo unitário da mão de obra e o custo unitário do material, bem como, o custo hora dos equipamentos envolvidos nos processos de execução.
►Custo Unitário da mão de obra
- É o consumo de horas ou fração de horas de trabalhadores qualificados e/ou não qualificados para a execução de uma determinada unidade de serviço multiplicada pelo custo horário de cada trabalhador. O custo horário é o salário/hora do trabalhador acrescido dos encargos sociais.
Obs.:Os Encargos Sociais incidentes sobre a Mão de Obra na Construção Civil contendo as taxas das leis sociais e riscos do trabalho será visto mais adiante.
►Custo Unitário do material
- É o consumo de materiais para a execução de uma determinada unidade de serviço multiplicado pelo preço unitário de mercado.
►Equipamentos - São representados pelo número de horas ou fração de horas necessárias para a execução de uma unidade de serviço multiplicado pelo custo horário do equipamento.
- Os consumos dos insumos (m.o., material, etc.) são obtidos pela experiência de cada uma das empresas do ramo da construção ou através da Tabela de Composição de Custos de Orçamentos, sendo a mais conhecida a TCPO (Tabelas de Composições de Preços e Orçamentos) da Editora PINI.
A seguir, um exemplo de consumo de insumos para execução de chapisco extraído da TCPO:
TABELA DE ENCARGOS SOCIAIS contendo as taxas das leis sociais e riscos do trabalho para a Construção Civil.
Grupo 1 – Encargos básicos
01
Seguridade Social - INSS
20,00%
02
Serviço Social da Indústria - SESI
1,50%
03
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI
1,00%
04
Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa - SEBRAE
0,60%
05
Instituto Nacional de