Planejamento Tributário
“Viabilizando a Melhor Opção de Tributação Do Imposto Direto”
Autores
Bruna Elis Feltrin Franco
Fernanda Criziane da Silva
Rivagno Manoel da Silva
Rosana Costa Primo Estevam Barreiro
Tatiane Aline Neumann
Resumo
Este artigo visa através de praticas de planejamento tributário, orientar os profissionais e empresários a respeito das possibilidades de redução dos montantes de tributos a recolher diferenciando elisão fiscal de evasão fiscal. Por meio de informações teóricas confiáveis, verificando e planejando hipóteses de incidências tributárias, das quais as empresas optantes pelos os regimes de tributação no Lucro Real e Lucro Presumido estão sujeitas.
Realizaremos um estudo de caso na empresa através de relatórios contábeis para apuração do imposto de renda e da contribuição social, verificando quais dos regimes obterá a menor carga tributária.
Palavras-chave: Planejamento tributário; regimes de tributação; Lucro Real e
Lucro Presumido.
Introdução
A globalização e o mercado altamente competitivo fazem com que as empresas se tornem cada vez mais ousadas e inovadoras, se tornando mais preparadas para enfrentar a concorrência.
A Revista Panorama RAC (março de 2011, p. 11) publicou que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, em 2010 o Brasil teve uma carga tributaria que mordeu a fatia de 35,04% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, volume que é considerado alto, principalmente pelos executivos.
Mediante esta situação surge a preocupação de cuidar melhor da tributação das empresas e procurar formas legais de reduzir a incidências dos tributos. O planejamento tributário pode ser uma ferramenta usada na redução da carga tributária, “[...] por este motivo, é preciso cautela quando se lida com os tributos que a empresa terá que pagar. Em outras palavras, o planejamento tributário é fundamental [...]” (Revista Panorama RAC, março de 2011, p. 11).
O País possui um complexo