Planejamento tributário
Para iniciar um planejamento tributário, é feita uma análise completa da estrutura da empresa, na qual serão identificados os tipos de tributação que podem favorecê-la. Esse estudo geralmente é feito por um contabilista, que poderá classificar a organização no Lucro Real, Simples ou Presumido. Cada uma dessas tributações possui características e critérios diferentes, que variam de acordo com seus ganhos, setor de atuação, entre outros fatores. Adequar a empresa na classificação correta é fundamental para evitar gastos desnecessários e prejuízos, além de aproveitar melhor todos os recursos disponíveis.
É fundamental ter um profissional capacitado para fazer esse planejamento tributário. Ele deverá ter pleno conhecimento de contabilidade e de todas as taxas e tributos, pois somente ele poderá indicar o melhor caminho, identificando, inclusive, exceções na lei e situações específicas, que podem beneficiar a organização.
É muito importante fazer uma análise correta dessas medidas para que nenhuma atitude ilícita, que tenha pena de multa, por exemplo, possa ser aplicada a empresa. Algumas companhias podem ser consideradas devedoras ou até mesmo acusadas de sonegação fiscal se algum procedimento não for executado da maneira adequada.
Atualmente, as empresas que buscam o crescimento em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo têm que sempre buscar não só o aumento de suas vendas e receitas, mas também formas de reduzir custos. O planejamento tributário é uma forma de cortar esses gastos desnecessários.
Conheça essa e outras formas de gerir melhor sua empresa por meio de nossos treinamentos nas áreas de finanças, contábil e gestão empresarial.