planejamento tributário
A contabilidade serve vários usuários, devido a amplitude de conteúdo e atuação.
Usuários da contabilidade, explica MARION(2009), “são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade suas repostas”.
Nas empresas os usuários da contabilidade dividem-se em internos e externos.
Usuários internos são os administradores, diretores e sócios, os externos são os bancos, investidores, fornecedores e o governo.
Mas a contabilidade está além de uma simples ferramenta, sua constante evolução a caracterizada como ciência. Para LOPES DE SÁ(2010), “ a convicção de que a contabilidade é uma ciência é conseguida por meio de indagações que começam por identificar o que se faz necessário para que um conhecimeno seja científico”. Explica adiante que a contabilidade estuda e trabalha com o patrimônio de indivíduos sociais, que juntos formam a sociedade, portanto a contabilidade caracteriza-se como uma ciência social.
Segundo OLIVEIRA et al(2011), a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e para prestação de contas entre os sócios e demais usuários.
A mescla de informações possibilitou a contabilidade atuar em diversas áreas, mas como cada área tem uma particularidade, a contabilidade dividiu-se em ramos de atuação.
Dentre os ramos da contabilidade estão:
a) Contabilidade comercial;
b) Contabilidade Tributaria;
c) Contabilidade Industrial;
d) Contabilidade Pública;
e) Contabilidade Bancária;
f) Contabilidade