Planejamento Tributário
Dois fatores determinam a relevância dos impostos indiretos no atual contexto dos negócios. O primeiro é a convicção dos empresários de que tais impostos representam o maior ônus fiscal das empresas. O segundo é a consciência empresarial do significativo grau de sofisticação e complexidade da legislação pertinente.
A Auditoria Tributária tem como atribuição a minimização dos saldos contábeis, ou a diferença existente entre o imposto declarado pelos contribuintes e o imposto potencialmente definido pela Lei, com base nos princípios, postulados e convenções contábeis e legislação tributária, com o intuito de evitar o pagamento indevido ou a maior de tributos, visando assim a economia de tributos.
Todos os procedimentos utilizados na auditoria acabam por contribuir para uma gestão tributária eficiente, no sentido de se avaliar os riscos de interpretação da legislação, sua aplicabilidade, oportunidades e aproveitamento de estratégias e planejamentos. O serviço de auditoria proporciona maior segurança e solidez ao planejamento societário-tributário e às decisões empresariais do dia-a-dia, consistindo em ferramenta-chave para o delineamento de uma gestão estratégica e objetiva, baseada em dados concretos.
Para os contribuintes, o planejamento tributário transformou-se em uma necessidade em reduzir ou postergar tributos, visando minimizar riscos fiscais e