Planejamento Operacional - Atividades
É projetado para o curto prazo. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas especificas. Cada planejamento deve conter recursos necessários para o desenvolvimento e implantação, os procedimentos básicos a serem adotados, os resultados finais esperados, os prazos estabelecidos, os responsáveis pela sua execução e implantação. Tem o foco nas rotinas operacionais, as que dizem respeito ao fluxo de funcionamento do negócio, visando prever, ordenar, dirigir metas de desempenho (qualitativas e quantitativas), relativas à produção e ao esforço de manter a produção, em termos de serviços e/ou produtos.
2) Quando implantar?
Uma vez que se entendem plenamente os fundamentos do planejamento, podem-se tomar medidas para implantar o processo de planejamento na organização.
3) O planejamento operacional está vinculado a processos?
Sim. Ele é uma conseqüência de processos, situação de oportunidades. Agregado a oportunidades na empresa que não percebemos, sendo assim é de suma importância identificá-las.
4) O planejamento operacional pode melhorar “O resultado do trabalho”?
Sim. O planejamento operacional é um ótimo alicerce para que pontos positivos se agreguem ao trabalho, mas de certa forma, é de suma importância analisar os riscos, que podem estar vinculados. Ter a visão ampla é essencial, pois se caso os planos não saiam como esperado, há outra operação em mente.
5) As empresas podem implantar planejamento operacional em todas as áreas?
Sim. Inclusive, o planejamento operacional envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
6) Você se sentiria seguro para desenvolver um projeto na área de T.I?
Sim. Pois a T.I permite ultrapassar todo um conjunto de barreiras na medida em que existe uma nova maneira de pensar, pois em tempo real é possível às empresas agirem e reagirem rapidamente aos clientes, mercados e concorrência.