Planejamento financeiro
A introdução é certamente a seção mais lida dos artigos, ela determina a atitude do leitor de continuar ou não a leitura de seu trabalho. Portanto, é provavelmente a parte mais delicada de se escrever seja num artigo, projeto ou monografia.
Infelizmente, muitas pessoas (mesmo as mais experientes) mostram ter dificuldades em escrever uma boa introdução. Uma receita simples para escrever introduções:
Uma introdução deve conter três partes:
1. Fundamentos
Nesta parte, você deve deixar claro qual é o contexto de seu trabalho. O ideal é que dê uma ideia do estado da arte do campo de estudo de seu tema. Mas faça algo pequeno: Esta parte (sugestão) deve ser menos que uma página.
2.O problema
Se não houver um problema, significa que não existe razão para se escrever um trabalho monográfico, e definitivamente nenhuma razão para lê-lo. Então, conte ao leitor o motivo porque ele deve continuar lendo. Uma simples frase do tipo: “ até agora, ninguém investigou a ligação…” ou “As soluções mencionadas acima não se aplicam ao caso de…” podem as vezes ser suficientemente para clarear o ponto que você quer chegar.
3. A solução proposta
Agora, e apenas agora, você deve delinear a contribuição do trabalho. Aqui você deve ter certeza de apontar os aspectos inovadores de seu trabalho. Provavelmente há milhares de trabalhos feitos sobre o mesmo tema, e não será possível ao leitor conhecer sobre todos eles. Mostre ao leitor os pontos principais entre as diferenças sobre seu método e o dos outros autores, facilite sua compreensão. Dedique um pouco de tempo nesta parte, mas evite entrar em detalhes demasiados.
Adicionalmente podemos acrescentar os seguintes ingredientes:
4. Trabalhos relacionados
A sugestão é adiar esta parte do trabalho para o final do trabalho, a não ser que se tenha um bom motivo para fazê-lo antes. Como por exemplo, a existência de um trabalho muito importante na literatura, que neste caso podemos querer dar uma ideia