Planejamento Financeiro
Brasília – DF
Junho/2014
UPIS – UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL
GELCINEI DOS SANTOS GALVAO
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Brasília – DF
Junho/2014
4.12 PLANO FINANCEIRO
O mercado competitivo atual leva o administrador a adotar medidas, já conhecidas, que o favorecem na hora de tomar suas decisões acertadas, cada vez mais necessárias. O administrador precisa conhecer e traçar bem suas metas para que se tenha um bom resultado, alcançando objetivos, para isso haverá a necessidade de um plano, onde serão concentradas as informações financeiras para a tomada de decisões.
Gitman (2006) define o planejamento financeiro como sendo uma ferramenta utilizada estrategicamente para alcançar os objetivos no processo de administrar.
É preciso adotar medidas que serão capazes de, a princípio, mostrar quanto e como se deve investir, porém não é uma empreitada fácil. Na busca de melhores decisões é necessário que o administrador realize um planejamento eficaz, desenvolvendo um conjunto de procedimentos que o ajudará na tomada de decisões. Saber administrar os recursos financeiros de uma empresa, mesmo diante de situações desfavoráveis, é fundamental para alcançar esses objetivos.
De Acordo com Ross (1998), o planejamento financeiro é uma ferramenta que possibilita o administrador prever problemas que possivelmente poderá enfrentar; E não sendo possível conhecer um problema futuro é necessário antes realizar um estudo sistemático baseado na lógica e na investigação.
Para Brigham (2001) o processo de elaboração de um plano financeiro deve ser alinhado a seis etapas: Primeiro, Estabelecer um sistema de demonstrações financeiras que será projetada para analisar os efeitos do plano operacional sobre os lucros e que pode ser usado para controlar operações na conclusão do plano; depois, definir e prever