Planejamento financeiro
Quando se fala em custos, fala-se no processo produtivo. O controle do processo produtivo originou-se a partir da revolução industrial com objetivo de atender às necessidades de mensuração dos estoques, dos resultados e também a necessidade de fornecer subsídios e informações ao controle financeiro da produção. Até a revolução industrial, praticamente só existia a contabilidade financeira. A partir da industrialização tornou-se necessária a contabilidade de custos.
Neste trabalho iremos evidenciar a importância da utilização da ferramenta de uma empresa, mostrando que a mesma permite controle financeiro mais adequado, possibilitando ao administrador analisar todas as informações necessárias para uma boa gestão, sendo um excelente auxílio na tomada de decisões.
Iremos tratar sobre a empresa originado pela operação da empresa. Que consiste em recebimento de vendas, pagamento de fornecedores saídos de caixas originadas pelas despesas de produção e pagamento de impostos.
DESENVOLVIMENTO
Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas. Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar