Planejamento financeiro
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Grécia, o berço da filosofia e da democracia que hoje vivemos tem enfrentado desde 2009 uma enorme crise econômica capaz de gerar diversos protestos, greves e desconfianças quanto ao sistema financeiro do pais, o que desmascarou uma fraude do antigo governo e mostrou ao mundo a verdadeira face econômica do pais. A crise da Grécia desencadeou diversas medidas do governo para que o pais não quebrasse e para conseguir ajuda dos demais países da zona do EURO, além de preocupar os investidores que investiram no pais e alertar o mundo quanto a situação vivida por diversos paises da zona do euro.
ASPECTOS GERAIS
DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 131.957 km²
CAPITAL: Atenas
POPULAÇÃO: 10,7 milhões de habitantes (estimativa 2012)
MOEDA: Euro
NOME OFICIAL : República Helênica ( Hellenike Demokratía ).
NACIONALIDADE: grega
DATA NACIONAL: 25 de março (Independência)
CRISE DA GRÉCIA
A crise grega tem mil explicações, mas seu olho do furacão começou com uma fraude, uma maracutaia inacreditável praticada pelo partido conservador Nova Democracia, que governou a Grécia por seis anos, até 2009.
CAMPEOES DE AUDIENCIA
Vencedor das eleições, o novo primeiro-ministro do Partido Socialista (Pasok), Giorgos Papandreu, constatou em poucos dias que seus antecessores haviam maquiado escandalosamente as contas públicas para os parceiros da União Europeia e o Banco Central Europeu (BCE). O verdadeiro déficit públic do país, de gravíssimos 15,7% do PIB, era mais do que o dobro do informado pelo governo anterior.
O déficit verdadeiro era a conta que chegava para ser paga pela gastança do governo do antecessor de Papandreu, Kostas Karamanlis (2004-2009), que, em vez de atuar dentro das possibilidades do Orçamento e, mais, equacionar o que restava de déficit devido aos investimentos na preparação das Olimpíadas de 2004 pelo governo socialista que o precedeu, preferiu continuar torrando dinheiro público – e