Planejamento Familiar Financeiro Correto1211

2255 palavras 10 páginas
1 INTRODUÇÃO

No lar assim como em uma empresa, a administração dos recursos é de suma importância, pois serve de base para decisões, sobre quanto e como gastar dinheiro.
O Planejamento Financeiro Familiar é uma forma de organizar as finanças domésticas objetivando criar reservas que possibilitem uma situação mais favorável ou até mesmo a aquisição de bens.
Veremos a importância do tema no contexto familiar e poderemos entender os aspectos envolvidos no hábito de realizar o planejamento financeiro familiar. Saber como utilizar os recursos e praticar o planejamento familiar pode ajudar as famílias a exercerem melhor o seu papel de formadoras de indivíduos críticos e independentes.

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO Planejamento no sentido original da palavra quer dizer planejar ou ainda decidir antecipadamente. É uma forma de declarar aonde se quer chegar e de que forma os recursos serão utilizados para que os objetivos sejam atingidos. Planejar é um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos, tais como: casa própria, poupar para a educação dos filhos, fazer a viagem dos sonhos, ser bem sucedido na carreira profissional, reduzir impostos, aposentar-se confortavelmente. É necessário, entre outros aspectos, estabelecer objetivos, pois sem eles a pessoa age como um barco sem rumo.

2.1 OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

1. Elaborar diagnóstico sobre a situação financeira atual.

2. Aprimorar-se no trato do dinheiro, criando condições para melhor administração e planejamento de suas finanças.
3. Ordenar sua vida financeira de tal forma que possa atingir seus objetivos.
4. Constituir reservas financeiras.
5. Construir patrimônio que garanta fonte de renda suficiente para ter vida tranquila e confortável no futuro.

2.2 PONTOS IMPORTANTES DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

1. Gaste menos do que você ganha - Falar é

Relacionados