Planejamento Estratégico
Talita Tavares de Macedo Silva1
Isabel Cristina Gozer2
Introdução: O planejamento econômico-financeiro é um instrumento gerencial básico e essencial para gestão das empresas, tendo a função de organizar, liderar e controlar os dados gerados. A contabilidade é vista como um instrumento da administração financeira, fornecendo dados importantes para a tomada de decisões. O contador é responsável por desempenhar o papel de registrar todas as transações financeiras e propiciar aos usuários seus serviços profissionais, duas condições essenciais: Segurança e Confiabilidade.
Objetivo: O presente trabalho visa investigar o papel do contador na concepção do planejamento econômico-financeiro dentro de uma organizaçao.
Metodologia: Este trabalho utilizou os procedimentos metodológicos de uma pesquisa bibliográfica.
Desenvolvimento: O planejamento requer de toda a equipe envolvida um conjunto previamente estabelecido, detalhado e ordenado de ações que se articulam e permitam alcançar os objetivos propostos, utilizando recursos humanos, financeiros, administrativos, procedimentos de controle e avaliação, contudo se faz necessário levarmos em consideração os conceitos básicos sobre os principais instrumentos para fazermos às analises e os planejamentos financeiros das empresas. No balanço o ativo da empresa deve ser igual ao passivo, isso reflete que a empresa gera caixa por meio de suas atividades, e o caixa é usado para pagar credores como para remunerar os proprietários da empresa, o que chamamos isso de Fluxo de Caixa. Os demonstrativos de resultado indica o volume de vendas, o custo das mercados vendidas, as despesas variáveis e fixas, e apuram o lucro líquido pelo regime de competência no momento em que esses eventos ocorrem independentemente de seu recebimento ou pagamento. O balanço patrimonial indica os valores do ativo circulante com vida menor que um ano ou