Planejamento Estratégico
Sandálias Havaianas, fabricadas pela São Paulo Alpargatasna Paraíba, transformaram-se em produto de exportação. Revisa a trajetóriada marca no mercado brasileiro e internacional.
Discutem as estratégiasde marketing utilizadas pela Alpargatas ao longo das últimas cinco décadas,envolvendo desde o planejamento de Relações Públicas até a publicidade natelevisão. Destaca a projeção da marca ao lado dos olimpianos, incluindo modelos,humoristas e outras celebridades da mídia.
Enfatiza a identificação dasHavaianas com as principais manifestações da cultura brasileira e as tendênciasdo mundo da moda. Conclui apontando para as perspectivas positivas doproduto no mercado global.
Desenvolvimento do Planejamento
Em 1994, o lançamento realizado pela São Paulo Alpargatas de várias versões das Havaianas, definiu uma estratégia de marketing que mudou completamente o status das sandálias. Antes eram somente cinco cores das Havaianastradicionais. Investiu-se no design das Havaianas e a linha foi diversificadacom a criação do modelo monocromático, batizado de Havaianas Top, inspiradora mania de praianos de virar as solas das sandálias.
A nova estratégia derevitalização incluiu a exibição de cores da tendência da moda, anunciadas por personalidades do esporte e da televisão, embalagens modernas, novos expositores propaganda direcionada para um público consumidor de classe média. Logo no primeiro ano os objetivos foram atingidos e os executivos passaram a distribuir em lojas especializadas em calçados.
A resposta do mercado foi maispositiva do que os analistas da Alpargatas imaginaram, abrindo um novo nicho de mercado para esse segmento. O próximo passo foi uma nova definição devalor do produto. Os consumidores deviam perceber a diferença do preço pagopelo produto e do valor adquirido. Essa percepção muda de consumidor paraconsumidor de acordo com a ocasião. Estratégia de segmentação de produtotambém foi fundamental no crescimento da família do