Planejamento Estratégico
2.1.1 Missão
“Aprendi que o responsável pela concretização de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão” (Peter Drucker).
Para a sociedade de hoje, que vive cercada de grandes e intensas modificações, as organizações precisam de pontos diferencias para se manterem no mercado, e entre eles está a construção de uma organização baseada em sólidos conceitos. Para isso é fundamental que os seus fundadores definam de forma clara e objetiva qual será a sua missão, a sua visão e os seus valores.
Mesmo que desgastado entre as grandes empresas, o trio: missão, visão, valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Empreendedores só são visionários quando conseguem manter intactos: a missão, a visão e os valores definidos no inicio da empresa. (NAKAGAWA,2012).
Missão organizacional é a declaração do propósito e do alcance da empresa em termos de produto e de mercado. A missão define o papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa sua razão de ser e existir. A missão da organização é definida em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não em termos de oferecer um simples produto ou serviço. (KOTLER, 1980, p.83).
A missão de uma organização, a sua visão e os valores devem estar alinhados desde a sua definição, para que possam caminhar juntos e refletir de forma permanente para a sustentabilidade do negócio, pensando a longo prazo. A missão não deve ser definida a fim de satisfazer algum produto ou serviço, e sim o ambiente externo.
Segundo Drucker (2000), citado por CHIAVENATO (2009, p.54), a missão de uma empresa é a base de seu sucesso e, o planejamento financeiro de uma instituição não deve ser a prioridade, e sim a realização da missão, essa deve ser o centro das atenções da organização. “Os retornos financeiros devem ser o resultado de uma missão bem