Planejamento Estratégico
Existem diversas maneiras para identificação dos problemas entre elas a Metodologia de Planejamento das Situações (MPS). A MPS procura viabilizar uma aproximação aos conceitos adotados para o PEG (Planejamento Estratégico Governamental) e ao conjunto de procedimentos necessários para começar um processo dessa natureza em uma instituição pública. A MDS pode ser considerada uma variação do estudo de caso ou método de caso.
É preciso que o ator social possua diretrizes para a ação estratégica, uma visão sobre os condicionantes da ação de governo, tratamento de problemas no âmbito metodológico e também a construção de um fluxograma explicativo da situação. É respeitável citar que o diagnóstico de uma situação é o alicerce para determinar ações em um plano estratégico; e após isso estabelecer um plano, pensar na viabilidade do projeto e na forma de realizá-lo e por último operá-lo, de acordo com o momento, com a realidade existente. Ainda assim, é preciso monitorar, reavaliar continuamente a situação, pois infortúnios podem acontecer.
Em uma situação-problema há distintos pontos de vista, anotações e diagnósticos, de modo que cada olhar de cada ator social é importante na formulação do problema relevante à situação em determinado momento. A classificação dos problemas acontece de diferentes modos; em estruturado (quando é possível enumerar todas as variáveis que o compõem) e quase estruturado (quando se enumera apenas algumas das variáveis que o compõe). O problema também pode ser uma ameaça, uma oportunidade ou um obstáculo, dependendo do ponto de vista cada ator que o enxerga. E finalmente, os problemas podem ser classificados quanto ao tempo, à governabilidade, à abrangência e à