Planejamento estratégico
Frederick Taylor, considerado como o “pai da Administração científica”, oficializou, no inicio do século XX, o termo Planejamento Estratégico, o qual visa, explicando de modo geral, projetar medidas de aprimoramento tanto a nível individual quanto a todo e qualquer tipo de organização.
Atualmente estão, cada vez mais, ocorrendo transformações com impactos na sociedade, que nos trás a necessidade da busca pelo planejamento estratégico e aos princípios que o formam. Esses princípios podem ser expressos em formas de siglas, para uma melhor compreensão de seus conceitos, os quais focam na eficiência para obter sucesso em seus negócios, ou seja, levar as organizações à procura por resultados.
Dentre os princípios do Planejamento é valido ressaltar a ideia de Gestão, na qual é preciso saber planejar, organizar, controlar e dirigir. Para obter sucesso nos negócios é necessária a curiosidade por novas melhorias na organização onde se trabalha, ou seja, transgredir as regras sendo criativo. Criatividade consiste em gerar ideias e para aplicá-las é preciso ser flexível para inovar na prática.
Numa organização é preciso, primeiramente, atender muito bem o Cliente, pois ele é o responsável pela sobrevivência da empresa. Não se esquecendo de valorizar o trabalho dos funcionários, com incentivos salariais, bom relacionamento e participação dos mesmos na discussão do planejamento da empresa.
Para liderar é preciso, acima de tudo, viver a empresa, ou seja, viver o dia-a-dia da mesma, para que possa sempre estar disposto a aprender com ela. O líder tem que ser responsável, se comprometer com a empresa e ter atitude para coordenar e comandar sem esquecer de ser humilde naquilo que se faz.
O Planejamento Estratégico de uma empresa pode ser organizado de modo que possibilite fazer previsões do futuro, para assim poder, através de novas ideias, pensar estrategicamente no