PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS
A globalização dos mercados impôs às organizações a necessidade de adaptação para permanecerem operantes. A exigibilidade de um relacionamento estável entre a organização e seu ambiente externo, tornou-se evidente com o advento da globalização, pois, a partir de tal momento, as empresas iniciaram seu processo de estruturação, reduzindo hierarquias e corrigindo distorções, para busca da otimização de seus resultados, obtendo assim uma maior competitividade no mercado. Para tanto, faz-se necessário que as entidades utilizem ferramentas estratégicas, como é o caso um planejamento, cujo fundamento centra-se na identificação dos objetivos e das metas a serem alcançados. O mercado oferece oportunidades, no entanto, devem ser considerados os riscos, inerentes à atividade empresarial.
Esse trabalho aborda a importância do estabelecimento de estratégias adequadas, com a formulação dos objetivos organizacionais e avaliação dos aspectos internos e externos, como premissa para o alcance do tão almejado sucesso organizacional.
II. Desenvolvimento
O processo de gestão
Inicialmente, um aspecto a ser analisado é o processo de gestão adotado pelas organizações no atual cenário competitivo, onde, a cada dia, identifica-se claramente que implementar estratégias é uma necessidade para a organização se manter no negócio.
A gestão empresarial é conceituada por Chiavenato (1994) como sendo o meio de interpretar os objetivos estabelecidos pela empresa, os quais são transformados em ação empresarial através do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as área e níveis hierárquicos, a fim de que a mesma alcance seus objetivos. Desta forma, um dos requisitos básicos para um modelo de gestão, é que este seja estruturado, formalizado e capaz de viabilizar o conjunto de diretrizes estratégicas existentes.
Cada empresa tem seu próprio modelo de gestão. Esse modelo é o conjunto de princípios estabelecidos pela alta administração de como a