Planejamento estratégico - estágios de maturidade
Modelos de maturidade são usados como base de avaliação e comparação de melhorias e a fim de realizar uma abordagem informativa para aumentar uma área de capacitação específica dentro da organização.
Eles foram desenhados para avaliar a maturidade (por exemplo, competência, capacidade, nível de sofisticação) de um universo selecionado, baseado em um conjunto de critérios mais ou menos compreensivos.
Todos os setores da empresa são atendidos por aplicações que fazem uso de uma base de dados unificada sob uma infra-estrutura sólida de TI de alta disponibilidade. A organização tem políticas formais para segurança da informação, padronização de ferramentas de TI e planos estratégicos para TI. A Unidade de Tecnologia da Informação passa a existir virtualmente, mas suas ações são distribuídas.
ESTÁGIOS: 1. Pré-informático 2. Euforia 3. Degeneração 4. Controle 5. Integração 6. Plenitude
1. ESTÁGIO PRÉ-INFORMÁTICO:
Característico de uma organização de pequeno porte, devido ao baixo volume de dados necessários à sua gestão.
Este estágio necessita de poucos ou nenhum recurso de TI, uma vez que o fluxo de informações é totalmente informal. A sobrevivência competitiva advém do esforço pessoal dos envolvidos e, de forma paradoxal, da agilidade proporcionada pela falta de fluxos de informações formais.
2. ESTÁGIO DA EUFORIA
Após a introdução do computador, em pontos isolados da organização, esta percebe os ganhos potenciais da informatização em seus demais processos. Neste momento, conscientes do grande volume de trabalho que será requerido, as organizações optam pela criação de um Centro de Processamento de Dados (o famoso CPD), que concentra os profissionais dedicados a esta atividade.
3. ESTÁGIO DE DEGENERAÇÃO
Certos de que a simples utilização das novas técnicas e ferramentas de TI resolvem todos os problemas, as organizações se deparam com resultados abaixo do esperado, além de elevados custos