Planejamento estratégico da positivo informática s/a.
I. Análise SWOT
FORÇAS (Interno):
S01 – Ampla rede de assistências técnicas
S02 – Produtos customizados para o mercado brasileiro, de fácil utilização e instalação, próprios para consumidores iniciantes
FRAQUEZA (Interno):
W01 – Percentual considerável das vendas está concentrado em grandes redes de varejo, que possuem estratégias agressivas de negociação e buscam obter ganhos em relação a seus concorrentes.
OPORTUNIDADE (Externo)
O01 – O mercado consumidor focado pela Positivo ainda não foi totalmente explorado e, com a continuação da melhora do poder aquisitivo, há ainda um enorme potencial para expansão das vendas e conseqüente aumento do market share.
AMEAÇAS (Externo):
T01 – Atuação em um setor que se caracteriza pela rápida obsolescência de seus estoques.
T02 – Necessidade de alto nível de investimento em desenvolvimento e pesquisa para que a empresa consiga manter seus produtos atrativos aos clientes.
T03 – Matérias primas e principais componentes são importados e tem seus preços diretamente atrelados ao dólar. Oscilações cambiais relevantes podem ter um forte impacto nas vendas e nos resultados da companhia.
T04 – Aumento nas taxas de juros podem comprometer as vendas, uma vez que as classes sociais focadas pela positivo poderão conter o seu consumo em virtude de grande parte das aquisições efetuadas ser através do crédito ao consumidor.
II. Potencialização do SWOT - Cruzamentos
1. OFENSIVA: FORÇA COM OPORTUNIDADE
A01 (S02/O01) Possibilidade de grande crescimento em virtude do aumento do mercado consumidor e da customização dos produtos que atendem a este mercado.
Ação – venda direta ao consumidor por meio de comércio eletrônico, possibilitando que o cliente escolha a configuração e o design
2. DEFENSIVA – FORÇA COM AMEAÇA
V01 (S02/T03) Aumento nos preços em virtude de oscilações no câmbio poderão não afetar tão fortemente as vendas já que a empresa conseguiu de