Planejamento Elétrico de uma Central Eólica
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Passo Fundo, 2013.
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO
1.1 Considerações iniciais
A energia eólica já vem sendo usada há centenas de anos para o bombeamento de água e moagem de grãos, mas a partir da década de 70 quando ocorreu a crise internacional do petróleo, ela passou a ser vista como uma possibilidade de geração de energia independente de combustíveis fósseis.
A central eólica tem como finalidade produzir energia elétrica por meio da força do vento, logo, caracteriza-se por ser uma fonte de energia renovável. Ela é formada por um aerogeradores (conjunto de turbinas eólicas) que acionam geradores elétricos. No presente planejamento serão adotadas pequenas turbinam que costumam gerar uma potencia de 50 W até 2 kW, pois centrais eólicas com essa configuração são costumeiramente utilizadas para carregar baterias e prover pequenas quantidade de energia em áreas distantes.
1.2 Objetivo
Avaliar a viabilidade de implantar uma central eólica em uma fazenda para produzir energia elétrica e alcançar autossuficiência energética, considerando possíveis impactos ambientais e medidas de mitigação. 2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Aspectos funcionais
O conhecimento da velocidade do vento é de extrema importância para saber da energia que vai ser gerada pelos aerogeradores, mais conhecidos como os conjuntos de turbinas eólicas. Esses aerogeradores trabalham em certa faixa de velocidade, quando essa se exceder ,ele automaticamente para de funcionar. Existem a parelhos, como os anemômetros que são instalados no solo para fazer medidas de direção de ventos e também prever a intensidade desses, visto que é influenciado pela rotação da Terra.
No presente trabalho a geração eólica se dará de forma autônoma, portanto não haverá contato com a rede, e por consequência o excesso da energia eólica vai ser transferido para carregar as baterias que alimentem a