Planejamento de Produção
Estratégia de Operações é uma estratégia funcional, englobando conceitos como Planejamento e Controle de Produção (PCP), Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM), Estratégias de Marketing, Relacionamento com Clientes (CRM), Planejamento de Recursos (ERP), Planejamento e Aquisição de Materiais ou Serviços (MRP) e Gestão de Recursos Humanos. Ou seja, a Estratégia de Operações deve promover sustentação à Estratégia Competitiva da empresa e não deve se limitar à abordagem de aspectos isolados da gestão de operações.
Como por exemplo: A área de Estratégia da Consultoria da Deloitte auxilia as empresas na lapidação de suas ambições, de forma objetiva, considerando a realidade do mercado e da organização e trabalha junto com a alta administração das empresas, com o objetivo de auxiliar a melhora no desempenho dos negócios, ajudando-a a escolher o melhor caminho para as tomadas de decisões, considerando fatores como operações, tecnologia e estratégias executáveis.
Toda organização precisa de algum direcionamento estratégico para definir os objetivos e as atividades que serão dirigidas e desenvolvidas nas operações.
Capacidade Finita e Infinita
Oque? Cada empresa tem apenas uma quantidade fixa de recursos com os quais eles podem produzir os seus produtos ou serviços, pelo menos a curto prazo.
Oque? Um plano de capacidade infinita ignora os recursos e as atividades de produção ou serviço
A abordagem da carga infinita é usada quando tarefas são atribuídas a centros de trabalho sem considerar a capacidade desses centros
Pq? Devido a isso, a prestação de serviços ou a produção de seus produtos exige planejamento e programação cuidadosa