Planejamento da produção
Um sistema MRP requer alguns tipos de informações:
• Programa Mestre de produção (MPS)
O MPS é um cronograma detalhado para a produção de produtos acabados ou itens finais que fornece a entrada principal para o processo de planejamento de materiais. Associado a cada produto acabado é uma lista de materiais, que descreve as relações da procura dependentes que existe entre os vários componentes - matérias primas, peças, subconjuntos, etc. - que constituem o produto acabado.
• Lista de Materiais (BOM)
Todo o conjunto de listas de materiais da empresa for produtos acabados é chamado o arquivo BOM. Os dados de inventário de status para cada produto ou componente, como estoque na mão, estoque em ordem, etc. é fornecida pela contabilidade de inventário, que conter também o planejamento fatores como prazo de entrega, estoque de segurança, o nível de re-ordem.
MRP lógico usa o MPS, o arquivo BOM e os registros de inventário para determinar o seguinte para todos os componentes:
•Planejamento de quantidades da ordem
•Datas e ordem planejada de liberação (para chão de fábrica / fornecedores)
•Planejamento de datas de pedido devido
O sistema MRP calcula as datas de lançamento e as datas de vencimento, levando em consideração o prazo de entrega necessário para produzir ou adquirir os componentes e reconhecendo a ordem, que são montados no produto acabado. Se o processo de MRP é feito em conjunto com o planejamento capacitado, a instalação de produção deve ter a capacidade de completar as encomendas em tempo.
Componentes de um sistema MRP
As listas de materiais em forma de tabela mostram a estrutura do