Planejamento da jestao de pessoas
As organizações não existem no vácuo e nem funcionam ao acaso. Elas operam como sistemas abertos, onde cooperam e competem com outras organizações, dependendo de outras organizações e lutando contra outras para se manterem competitivas no mercado. A estratégia da organização consiste no mecanismo que a faz interagir no ambiente.
Sua estratégia define o comportamento organizacional em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. O único integrante racional e inteligente da estratégia organizacional é o elemento humano: a cabeça e o sistema nervoso da organização.
MISSÃO
As organizações não são criadas ao acaso. Todas as organizações têm uma missão a cumprir, o que significa uma incumbência que a mesma recebe. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir. As três perguntas básicas para se definir a missão organizacional : Quem somo nós ? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos?
É importante conhecer a missão e os objetivos essenciais, para que assim as pessoas entendam o porquê da existência da organização e para onde ela deve ir, caminhando juntos à realização.
Funciona como o propósito orientador para as atividades da organização, clarificando e comunicando os objetivos, os valores básicos e a própria estratégia organizacional. Cada organização possui sua missão própria, essa que pode ser uma declaração formal e escrita, devendo ser preservada como símbolo sagrado. A missão deve ser clara e objetiva, e ainda assim impulsionadora e inspiradora, para que dessa maneira possa ser compreendida com facilidade para as pessoas de fora da organização.
Deve traduzir a filosofia da organização, essa que normalmente é criada por fundadores e criadores, através de comportamentos e ações. Essa filosofia envolve os valores e crenças centrais, que representam os princípios básicos da organização que balizam conduta ética, responsabilidade