Planeamento
Planeamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas: e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos.
Para que serve?
É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcança-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.
Por que planear?
A organização necessita coordenar suas atividades de modo integrado; A organização necessita considerar o futuro: -Preparar-se para o inevitável; -Ter opções frente ao indesejável; -Controlar o controlável. A organização precisa de racionalidade através da adoção de procedimentos formalizados, padronizados e sistemáticos; A organização necessita exercer controle.
Elementos que o constituem
Elementos chave para o plano estratégico Princípios e valores; Missão; Análise de ambiente; Controle (logística, divulgação); Atividades (ações estratégicas, planos táticos); Flexibilidade (plano B);
Princípios e valores Atitude compromissada da organização com o seu modo de "ser". Imutável e inflexível, reflete o "caráter" da organização. Os valores constituem uma fonte de orientação e inspiração no local de trabalho. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização. "Valor é o que é preciso para levantar e falar, mas também o que é necessário para sentar e escutar." "Winston Churchill -Político Inglês" Missão Estabelecimento dos propósitos da